terça-feira, 29 de março de 2011

Professores de Riachão em Estado de Alerta!


    Os professores de Riachão do Dantas vão aguardar a próxima reunião com a prefeitura municipal marcada para o dia 31/03. Na semana passada houve reunião entre a administração municipal e os representantes do SINTESE onde foi solicitado pelo gestor um estudo no valor do piso atual que não ultrapassasse 82% da folha com o magistério. Os professores também estão reivindicando melhorias nas escolas do município.


   Nesta quarta-feira, dia 30, os professores de Sergipe farão vigília às 14h, no Auditório da Sociedade Semear, para acompanhar ao vivo o julgamento do Supremo Tribunal Federal da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 4167 sobre a Lei do Piso Nacional 11.738/08, responsável pela fixação de um piso salarial nacional para os professores.

O julgamento do STF será transmitido pela TV Justiça e exibido em telão contará com os comentários do vice-presidente da OAB o professor de Direito Constitucional, Maurício Gentil. A ADI 4167 alega que a lei do piso viola o princípio de autonomia das unidades da Federação e normas constitucionais sobre a política orçamentária. 


A ação foi movida em 2008 pelos governadores do Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Ceará. Até agora o STF suspendeu dois dispositivos da lei através de decisão liminar: o que estabelecia 1/3 da carga horária do professor para atividades extraclasse; e o que definia o piso como vencimento básico do professor, sem contar vantagens ou gratificações.

Um comentário:

  1. Olá, pessoal!
    Precisamos ter acesso a uma tabela do piso salarial de Riachão do Dantas. Boquim tem a tabela e serve como referência para calcular o nível e tempo de serviço de cada servidor.

    ResponderExcluir

Os professores estão lutando para melhorar as condições de trabalho nas escolas e pelo pagamento do PISO SALARIAL. Quem está com a Razão?