terça-feira, 17 de maio de 2011

Professores da rede estadual de SERGIPE em greve

Professores da rede estadual em greve por tempo indeterminado

AUTOR // Caroline Santos
Os professores da rede estadual reunidos em assembleia nesta terça-feira no Instituto Histórico e Geográfico decidiram por unanimidade entrar em greve por tempo indeterminado a partir da próxima segunda-feira, dia 23.

Após três rodadas de negociação, sendo uma no Palácio de Despachos e duas na sede do sindicato o governo apresentou as seguintes propostas:

·         Reajuste do piso para o nível médio e 5,7% de reajuste para os demais níveis da carreira com envio de projeto para a Assembleia Legislativa de exclusão do nível médio na carreira;

·         Revisão do piso para todos os níveis e exclusão do nível médio na carreira do magistério para 2012

·         Revisão do piso para o nível médio e em 90 dias o governo avaliaria se poderia dar o reajuste do piso para os demais níveis na carreira.

As três propostas foram rejeitadas por unanimidade pela categoria. “O governo condiciona a revisão do piso a destruição de nossa carreira e isso nós não vamos aceitar”, disse a presidenta do SINTESE, Ângela Maria de Melo.

Para o sindicato as propostas do governo vão de encontro a lei do piso, que com a decisão do STF sacramentou que piso salarial é no vencimento sem alteração de carreira. “A lei é clara, alteração de carreira só na implantação do piso e isso foi feito em 2009, agora é revisão e é isso que os professores querem”, disse o diretor de Comunicação, Joel Almeida.

Justiça

Outra deliberação da categoria foi que na quinta-feira, 19, às 8h o SINTESE entrará com uma ação judicial contra o governo do Estado pelo descumprimento da lei do piso. “O governo de Sergipe descumpre a lei claramente e nós vamos acionar a justiça para que nosso direito seja garantido”, disse Lúcia Barroso, vice-presidente,.

Assembleia

No primeiro dia de greve os educadores realizam assembleia às 15h no Instituto Histórico e Geográfico para encaminhamentos de luta.

Há dinheiro

A justificativa do governo para as propostas é a falta de recursos para o pagamento do piso, mas o sindicato rebate. “Na primeira audiência o governador nos disse que não tinha dinheiro, mas agora nos propôs pagar o reajuste, mas tendo consequência a exclusão do nível médio na carreira, ou seja, o problema não é dinheiro" , disse Joel.

Reestruturação

Na audiência ocorrida no dia 16, a presidenta do SINTESE disse que além das questões financeiras era preciso que o governo fizesse na Secretaria de Estado da Educação uma reestruturação administrativa e também pedagógica, nesse tocante para reverter o quadro de queda de matrícula que assola a rede estadual de ensino.

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Feijoada da Resistência começa nesta madrugada

Feijoada da Resistência começa nesta madrugada

AUTOR e fonte // sintese
A paralisação é só amanhã, mas atração principal do ato público realizado pelo SINTESE em frente ao Palácio de Despachos começará hoje. Como toda feijoada só é boa quando é feita no dia anterior. O preparo da Feijoada da Resistência começa na noite desta terça-feira e promete varar a madrugada. “Estamos montando acampamento a partir das dezoito horas e ao terminar de montar a estrutura começaremos o preparo da feijoada que será servida amanhã no almoço”, disse a presidenta do SINTESE, Ângela Maria de Melo.
Quem quiser contribuir com ingredientes para a iguaria pode levar na noite de hoje ou amanhã de manhã logo cedo. “Estamos chamando os educadores para participar do preparo para a feijoada que também é uma forma de resistência”, explicou a diretora do Departamento de Base Estadual, Ubaldina Fonseca Moreira.
Mas o dia não ficará restrito a “Feijoada da Resistência” uma ampla programação cultural está prevista.
08h - Manhã
Teatro do Oprimido com a peça Gestão Democrática
Reisado do SINTESE
Quadrilhas juninas (mirim e adulto)
Grupo Tambores da Esperança
Apresentação de Hip Hop

12h - Feijoada da Resistência

14h - Tarde
Coral do SINTESE
Declamação de poesias
Quadrilha Festa na Roça
Samba de Côco
Xaxado
Apresentação de Hip Hop
Paralisação
O ato público em frente ao Palácio de Despachos faz parte da paralisação nacional dos professores da rede pública de ensino, promovida pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação e reivindica:
· Imediata aplicação e revisão do Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN) do Magistério Público;
· A inserção, no Plano Nacional de Educação (PNE), que tramita no Congresso Nacional, das propostas aprovadas pela sociedade civil durante a realização da CONAE em 2010;
· 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para a Educação; e
· Valorização da Carreira do Magistério Público Nacional.

Rede Estadual
Além das questões de impacto nacional os professores sergipanos também defendem o cumprimento da pauta de reivindicação que foi entregue ao secretário Belivaldo Chagas e ao governador Marcelo Déda no mês de março.
Até a audiência que será realizada na sexta-feira, 13, entre o SINTESE e o governador Marcelo Déda, os professores estarão em estado de alerta. De acordo com a reunião ocorrida no dia 02, o governador se comprometeu a apresentar uma proposta oficial para a revisão do piso.
Na segunda-feira às 9h no Instituto Histórico acontece assembléia geral para avaliar a proposta do governo. Caso não haja proposta há indicativo de greve por tempo indeterminado.
Gestão Democrática
O governo assumiu o compromisso de enviar até o mês de junho o projeto de lei, para ser votado na Assembleia Legislativa, dispondo sobre a regulamentação da gestão democrática nas escolas estaduais.

Redes Municipais
Além de participar do ato em Aracaju, os professores vão organizar em seus municípios debates sobre o Plano Nacional de Educação e as perspectivas para a construção do Plano Municipal de Educação, devendo o mesmo ser elaborado e discutido no Congresso Municipal de Educação, antes de ser votado pela Câmara de Vereadores.
“Precisamos nos somar e mostrar, mais uma vez, a nossa coragem e compromisso com luta histórica dos educadores por uma Educação Pública de qualidade social e pela valorização dos profissionais da educação”, afirmou a presidenta do SINTESE.

sábado, 7 de maio de 2011

Mãe é o nome de deus que vive nos lábios e o coração de todos os meninos.

Dia das Mães
As mães merecem respeito e carinho de seus filhos
fonte: www.brasilescola.com

No segundo domingo de maio comemora-se o dia das mães.
A data surgiu em virtude do sofrimento de uma americana que, após perder a mãe, passou por um processo depressivo. As amigas mais próximas de Anna M. Jarvis, para livrá-la de tal sofrimento, fizeram uma homenagem para sua mãe, que havia trabalhado na guerra civil do país. A festa fez tanto sucesso que em 1914, o presidente Thomas Woodrow Wilson oficializou a data, e a comemoração se difundiu pelo mundo afora.
As mães são homenageadas desde os tempos mais antigos. Os povos gregos faziam uma comemoração à mãe dos deuses, Reia. Na Idade Média os trabalhadores que moravam longe de suas famílias ganhavam um dia para visitar suas mães, que os ingleses chamavam de “mothering day”.
Mãe é a mulher que gera e dá à luz um filho, mas também pode ser aquela que cria um ente querido como se fosse sua geradora, dando-lhe carinho e proteção.
As mães merecem respeito e muito amor de seus filhos, pois fazem tudo para agradá-los, sofrem com seus sofrimentos e querem que estes estejam sempre bem.
Com o passar dos anos, o dia das mães aqueceu o comércio de todo o mundo, pois os filhos sempre compram presentes para agradá-las e para agradecer toda forma de carinho e dedicação que recebem ao longo da vida.
Nas diferentes localidades do mundo, a comemoração é feita em dias diferentes. Na Noruega é comemorada no segundo domingo de fevereiro; na África do Sul e Portugal, no primeiro domingo de maio; na Suécia, no quarto domingo de maio; no México é uma data fixa, dia 10 de maio. Na Tailândia, no dia 12 de agosto, em comemoração ao aniversário da rainha Mom Rajawongse Sirikit. Em Israel não existe um dia próprio para as mães, mas sim um dia para a família.
No Brasil, assim como nos Estados Unidos, Japão, Turquia e Itália, a data é comemorada no segundo domingo de maio. Aqui, a data foi instituída pela associação cristã de moços, em maio de 1918, sendo oficializada pelo presidente Getúlio Vargas, no ano de 1932.

terça-feira, 3 de maio de 2011

PROFESSORES DE RIACHÃO DA REDE ESTADUAL : ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA


EDITAL

ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

Pelo presente Edital fica convocado o Magistério da Rede Pública de Ensino do Estado de Sergipe para a Assembleia Geral Extraordinária que será realizada no dia 04 de maio de 2011 (quarta-feira), às 15h (quinze horas), no Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe, sito na Rua Itabaianinha, nº 41, para tratar da seguinte pauta:

a)       Informes e avaliação sobre o resultado da audiência com o Governador do Estado, realizada no dia 02/05/11, para tratar da revisão do PSPN – Piso Salarial Profissional Nacional em 2011 e da Pauta de Reivindicações do Magistério;
b)      Encaminhamentos da luta do Magistério Público; e
c)        O que ocorrer.

Aracaju-SE, 02 de maio de 2011.

Angela Maria de Melo
Presidenta do SINTESE

Os professores estão lutando para melhorar as condições de trabalho nas escolas e pelo pagamento do PISO SALARIAL. Quem está com a Razão?